Concerto Comemorativo 2021

20 anos de Encontros de Violas d'arco

01 de Dezembro de 2021 

Streaming no Facebook

APVDA20anos Sem Braga.jpg

"Muito boa tarde a todos! 

É com enorme prazer que nos encontramos aqui uma vez mais em Braga. Na realidade, passaram 20 anos desde o 1º Encontro de Violas d’Arco e nestes 20 anos muita coisa aconteceu. Começamos por ser um Encontro com a participação de 4 escolas: o Conservatório de Música de Braga, o Conservatório de Música de Aveiro, o Conservatório de Música do Porto e o Conservatório de Música de Coimbra. E, em 20 anos, este pequeno movimento de 4 escolas, de 4 professores e 32 alunos transformou-se em algo muito especial, único no país e único no mundo. 

Foi o agregar à volta de um projecto, à volta da Viola, à volta da amizade, à volta da música. Juntaram-se vários professores, vários colegas, acima de tudo vários amigos, em torno da Viola. Nestes últimos 20 anos, uma Associação Nacional foi criada. Foi criada a APVdA - Associação Portuguesa da Viola d’arco que nos últimos 12 anos, tem-se esforçado por criar todas as condições aos jovens violetistas, aos jovens professores, aos professores mais antigos, para darem corpo a esse amor pelo instrumento. 

Hoje, infelizmente, encontramo-nos aqui em Braga. Não infelizmente por estarmos em Braga mas por estarmos numa sala vazia. Vocês não conseguem ver mas temos vários colegas de Viola e não podíamos deixar passar este momento para fazermos aquilo que gostamos mais que é tocar Viola e tocar Viola em conjunto. 

E assim vamos começar este concerto. É um concerto muito diversificado com várias obras:

. vamos começar com uma obra do Jean-Loup Lecomte que se chama Diaporama, uma obra para 2 violas;

. seguimos para um Concerto de Arcangelo Corelli para 4 Violas - Concerto fatto per la Notte de Natale, num arranjo de K. Wreede;

.depois passamos para um dos solos mais bonitos escritos para Viola - o famoso solo da Copélia “La Pais” de Léo Delibes, num arranjo de Jean-Loup Lecomte;

. de seguida, passaremos para um obra muito especial de Giacomo Puccini - Menuetto para 6 Violas, num arranjo de Sancho Engaño;

. depois ouviremos um Concerto de Georg Philipp Telemann para 4 Violas;

. seguimos para o Praeludium de Dimitri Shostakovich, num arranjo de E. Stuen-Walker;

. passamos para uma obra muito ao gosto da época natalícia em que vamos entrar que é o Jingle Bells;

. e terminamos com aquele que é talvez o hino dos Encontros de Violas d’arco, uma bela obra escrita pelo Jean-Loup Lecomte, chamada Bratshy Mambo! que, no geral, é muito do agrado de todos os jovens violetistas. 

Somos muitos! Quando eu digo 4 Violas nunca seremos apenas 4, quando eu digo 6 Violas nunca seremos somente 6, somos muitos mais e muitos mais estão aí em casa. Espero que gostem!

Antes de nos despedirmos, temos de agradecer ao Conservatório do Bomfim que nos disponibilizou esta bela sala para a nossa actividade de comemoração dos 20 anos de Encontros de Violas d’arco."

Mensagem de Luís Norberto Silva

 

Participantes no Concerto:

Ângela Teles

Bruno Sousa

Carina Rocha

Carlos Domingues

Daniel Leão

Dírio Alves

Emília Alves

Eugénia Lima

Jean-Loup Lecomte

Jorge Alves

Luís Norberto Silva

Rute Azevedo

Susana Cordeiro