Email: a.p.violadarco@gmail.com

Facebook: A.p.Viola d'arco

© 2019 pela APVdA. Utilizando tecnologia Wix.comEmail: a.p.violadarco@gmail.com  |   NIF: 508 521 173

1º Encontro de Violas d'arco Braga 2001

Iº Encontro de Classes de Viola d’arco

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

24 de Março 2001

Ecos de 2001, excerto do relatório apresentado e elaborado  por Jean-Loupe Lecomte.

 

"Relatório


Em 24 de Março de 2001 decorreu no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga o Iº Encontro de Classes de Viola d’arco, organizado pelos professores de Viola dos Conservatórios de Braga, Porto, Aveiro e Coimbra.
Em Portugal a Viola d’arco ou Violeta continua a ser pouco conhecida apesar do empenho cada vez maior dos intérpretes e docentes em apresentar e divulgar o repertório e as exímias qualidades sonoras deste instrumento. Daí resulta uma relativa escassez de alunos de Viola d’arco nos Conservatórios de Música nacionais, o que dificulta seriamente a constituição de Orquestras e grupos de Música de Câmara onde este instrumento é indispensável.
Com este Iº Encontro os professores envolvidos pretenderam, dinamizar as suas classes promovendo um intercâmbio entre os alunos, e estimular a promoção da Viola d’arco oferecendo aos participantes exposições, palestras, vídeos, concertos... (ver programa das actividades em anexo).
Aderência dos alunos foi total e prometedora, e foi de grande satisfação a afluência dos encarregados de educação e outros curiosos. Assim o alargamento a nível nacional (ilhas incluídas) previsto num IIº Encontro de Classes de Viola d’arco a decorrer no Conservatório de Música do Porto em 2002 tem toda a sua justificação, e confiamos no apoio concreto do Ministério da Educação, dos Conservatórios de Música e de todos os amigos da Viola d’arco a quem enviaremos logo que possível os pormenores deste ambicioso projecto."