10º Encontro de Violas d'arco Águeda 2019

GICA - Ginásio Clube de Águeda

4 e 5 de Maio de 2019

APVdA_10ºEncontroViolasÁgueda2019_cartaz

ENCONTRO DE VIOLAS ÁGUEDA'19

 

Foi em Águeda que desta vez se reuniram cerca de 200 violetistas para participar na décima edição do já conhecido Encontro Nacional de Violas d'Arco. Num fim de semana que poderia ser apenas mais um, a cidade de Águeda ouviu e sentiu a harmonia de 200 cordas dó. 

 

No primeiro dia do evento, cerca de três dezenas de violetistas participaram em dois intensos workshops dinamizados por Daniel Leão e José Valente. 

 

Sob os ouvidos atentos dos participantes e respetivos encarregados de educação, Daniel Leão apresentou uma série de exercícios desenvolvidos por Paul Rolland que visam promover uma saudável técnica violetística. O workshop, que se dividiu em duas partes (a primeira parte sobre técnica da mão esquerda e a segunda sobre a direita), foi enriquecedor não só para os jovens violetistas que se juntaram para beber da sabedoria de um experiente violetista, como para todos os encarregados de educação que assistiam ao momento. Sem dúvida que todos ficaram a perceber um pouco melhor o que implica a prática da Viola d'Arco.

As atividades continuaram depois de almoço, desta vez com um workshop ministrado pelo irreverente José Valente. Dono de um percurso académico e profissional notável, José Valente aventurou-se por caminhos desconhecidos na área de jazz e improvisação. Para além de integrar inúmeros projetos, o percurso de José Valente conta já com trabalhos de edição de autor e muitos palcos internacionais pisados. O workshop iniciou-se com um momento a solo de José Valente, que apresentou alguns dos temas do seu álbum "Serpente Infinita", que funde a viola com a tecnologia de distorção, o qual deixou os participantes estupefatos com a panóplia de sons e efeitos que esta fusão permite. O interesse foi crescendo à medida que a performance do José avançava e o entusiasmo dos alunos estava escrito nas suas caras. José Valente optou por explorar a componente de improvisação, ensinando algumas técnicas aos participantes e incentivando-os a experimentar. O resultado final foi surpreendente e criativo. O feedback recebido, tanto dos participantes como dos encarregados de educação que assistiam, foi muito positivo e uma agradável surpresa.

 

Para encerrar o primeiro dia de atividades, apresentaram-se em recital alguns jovens violetistas do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, da classe da professora Lúcia Lima. O recital iniciou-se com a participação de Daniel Maia que apresentou o Prelúdio da segunda Suite de Bach. De seguida, João Santos interpretou também um Prelúdio, mas desta vez da quinta Suite de Bach e, por último, Gustavo Rebelo executou o primeiro andamento da Suite de Max Reger para viola solo.

No domingo realizou-se então o já tradicional Encontro de Violas d'arco. Vindos de várias partes do país, o pavilhão do Ginásio Clube de Águeda acolheu cerca de 200 violetistas.

Depois de realizado o check-in dos participantes, o Ensemble de Violas d'arco da APVdA, com alguns convidados, abriu o dia, interpretando dois temas, com arranjos de Jean-Loup Lecomte: "Are you slipping" e "Nocturno" de António Fragoso. Após um pequeno discurso de boas vindas, os participantes foram convidados a realizar um breve aquecimento físico, a cargo do fisioterapeuta Nuno Rebelo. Com os músculos aquecidos e alongados, cada participante alocou-se ao seu grupo para se iniciarem os ensaios de naipe. Enquanto isso, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, os acompanhantes dos participantes tiveram oportunidade de assisitr a uma palestra, com a presença de Jorge Alves (presidente da APVdA) e com o Fisioterapeuta Nuno Rebelo, que discorreram sobre a importância da prevenção de lesões musco-esqueléticas.

 

Os jardins envolventes encheram-se durante o almoço e foi possível assistir a uma pequena Jam Session, com o músico José Valente acompanhado por alguns violetistas mais velhos.

 

O ensaio geral decorreu ao início da tarde, orientado pelo maestro Óscar Saraiva. Ao mesmo tempo, os acompanhantes assistiram a uma conversa entre Jorge Alves, José Valente e Leandra Morais, que falaram sobre o percurso académico de José Valente e sobre as dificuldades que se enfrentam hoje em dia na carreira de música e no ensino de música. 

Algumas centenas de pessoas juntaram-se para assistir ao Concerto da Orquestra de Violas d'arco. Sob a batuta de Óscar Saraiva, os 200 violetistas participantes interpretaram a Marcha dos Violuntários, As Violquírias, Bratschelbel e Bratschy Mambo, da autoria de Jean-Loup Lecomte. Foram entregues algumas distinções e foi possivel ouvir tanto o Diretor Pedagógico do Conservatório de Música de Águeda, Prof. Vidal Santos, assim como o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Dr. Edson Santos, que demonstraram claramente o orgulho que se sentiu por Águeda acolher este evento.

Pela Coordenadora do Projecto,

Leandra Morais, 

15/05/2019

Plano de atividades de 4 de Maio de 2019

 

Escola Secundária Marques Castilho Águeda

https://www.esmcastilho.pt/

https://goo.gl/maps/2PoEqH6oyP72

 

Masterclasses, workshops e recital.

10h00/12h30 - Workshop 1 com Daniel Leão"O movimento nos instrumentistas de corda"

Duração: 2h30.

Aberto a instrumentistas (alunos ou profissionais) de corda friccionada.

(os participantes devem levar o seu instrumento)

 

14h30/17h30 - Workshop 2 Mastercalsse com José Valente "A improvisação para instrumentos de corda friccionada: desafios e propostas criativas".

 
Plano de atividades de 5 de Maio de 2019

09h00 - Abertura das portas do recinto do GiCA.

09h20 – Todos os violetistas deverão levantar no BALCÃO de RECEPÇÃO o seu Cartão de Identificação e o seu 

Certificado de Presença. No balcão procure o cartaz com o nome do seu professor.

Todos os presentes devem dirigir-se à Nave do GiCA e ocupar um lugar na bancada.

Abertura das exposições:

      PORTOSTRINGS  - artigos e material relativo a Instrumentos de Cordas.
      ESTA PORTUGAL - Associação Europeia dos Professores de Cordas.
      Venda de Disco - Gravações e obras de violetistas presentes.

10h00 –  Abertura do Encontro de Violas - Concerto Ensemble de Violas da APVdA

Breve apresentação de duas obras para 12 violas. A entrada será livre até à lotação da sala, por favor não se atrase.

Jean-Loup Lecomte - Are you Slipping

António Fragoso - Nocturno

10h30 – Sessão de Aquecimento físico para todos (5 min, na bancada) com o fisioterapeuta Nuno Rebelo.

10h40  - Todos os violetistas deverão descer da bancada para iniciarem o Ensaio do seu Naipe às 10h40.

Será anunciada mais informação no fim do concerto das 10h00.

Serão apresentados os violetistas responsáveis por cada naipe e os participantes serão organizados no recinto da nave desportiva e conduzidos para sala que lhes está destinada. De modo a facilitar a movimentação dos participantes os encarregados de educação não poderão acompanhar os violetistas durante os ensaios.

O ensaio terminará pelas 12h30, recomendamos que os acompanhantes dos violetistas mais jovens estejam disponíveis para os receber.

 

Distribuição dos naipes e respectivos violetistas responsáveis:

VIOLA 1 (Sala 2) - Jean-Loup Lecomte, Isabel Pereira, Cláudia Garcia, Ana Luzia Lapo

VIOLA 2 (Hall de Entrada) - Rute Azevedo, Emídio Ribeiro, Sara Rodriguez

VIOLA 3 (Sala 1) - Luís Norberto, Adélia Certo, Bruno Sousa, Daniel Leão

VIOLA 4 (Sala 3) - Hazel Veitch, Dírio Alves, Odete Neiva, Eva Neiva, Carina Rocha

VIOLA 5 (Nave Desportiva GiC) - Ana Raquel Alves, Carla Marques, Rafael Cutiño, Mariana Morais, Helena Leão

11h00 – Palestra - (para os EE e acompanhantes), com a presença do Fisioterapeuta Nuno Rebelo (Clinica Saúde In) e a importância da postura, aquecimento e alongamentos na prática do instrumento.

Moderado por Jorge Alves; destinado aos Encarregados de  Educação e acompanhantes, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre (entrada livre)

12h30 – Almoço – será livre. Incentivamos que leve o seu almoço de casa. 

Os participantes poderão comer a sua refeição no corredor de entrada e jardins anexos.

Apenas terá direito a Box de Almoço quem tiver reservado a mesma no acto de inscrição.O número de refeições virá 

indicado no cartão de identificação junto ao nome do participante.

 

13h15/13h45 – Recital Jam Session com José Valente, para alunos mais avançados e outros interessados.

Local: Sala 1 do GiCA.

14h00 - Ensaio geral  sob a direcção de Óscar Saraiva com todos os violetistas participantes no Encontro.

Todos os violetistas deverão estar preparados para o Ensaio Geral na Nave Desportiva GiCA. Será o maestro Óscar Saraiva a liderar o ensaio.

 

14h30 – Palestra -  (para os EE e acompanhantes), com a presença do violetista, compositor José Valente que nos irá falar sobre questões como outros modos de fazer música, carreira artística, autopromoção e adaptação ao mercado.

Moderado por Jorge Alves, destina-se aos Encarregados de  Educação e acompanhantes, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre (entrada livre).

15h30 ± – Fim do ensaio geral. Recomendamos que os acompanhantes dos violetistas mais jovens estejam disponíveis para os receber.

16h00 – Preparação e afinação para o concerto.

16h30 – Apresentação da Orquestra de Violas 2019
  • Concerto

  • Distribuição das condecorações

  • Agradecimentos

  • Anúncio da cidade que irá receber o 11º Encontro de Violas, comemorativo dos 20 anos de Encontros de Violas.  

A entrada será livre até à lotação da sala, há 900 lugares disponíveis.

 

17h15 – Fim previsto das atividades. Encerramento do 10º Encontro de Violas d’arco Águeda 2019.

 

IMPORTANTE: Em caso de necessidade, terá oportunidade durante o dia de regularizar o pagamento da Inscrição no Encontro de Violas. Procure por favor o violetista Luís Norberto que é Secretário da Direcção da APVDA.

 

Em caso de dúvida ou problemas não hesite em nos contactar via email.

Até domingo às 09h20 e bom trabalho (com as partituras coladas!)

Pela APVdA
Leandra Morais, coordenação do projecto e Luis Norberto, secretário da Direcção da APVdA

a.p.violadarco@gmail.com

Lista de instituições com violetistas inscritos:

ACAM 

AMCC Academia de Música de Costa Cabral

AMF Associação Musical de Freamunde

AMFF Academia de Música Fernandes Fão

AMOS Academia de Música Óscar da Silva

AMSJM Academia da Música de S. João da Madeira

AMV Academia de Música de Viatodos

AMVC Academia de Música de Viana do Castelo

AMVP Academia de Música de Vilar do Paraíso

ARTAVE Escola Profissional e Artística do Vale do Ave

ARTEAM Escola Profissional e Artística do Alto Minho

CAC Conservatório de Artes do Centro

CCM Centro de Cultura Musical

CMA Conservatório de Música de  Águeda

CMACG Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian

CMB Conservatório de Música Bomfim

CMC Conservatório de Música de Coimbra

CMCGB Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

CMG Conservatório de Música de Guimarães

CMP Conservatório de Música do Porto

CMS Conservatório de Música de Seia

CMSM Curso de Música Silva Monteiro

CMVS Conservatório de Música Vale do Sousa

CRMPD Conservatório Regional de Ponta Delgada

EAMCN Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

EMAMF Escola de Música da Associação Musical de Freamunde

EME Escola de Música de Esposende

EMEA Escola Música Estrela de Argoncilhe

EMFCB Escola de Música Frei Caetano Brandão

EMGS Escola de Música Guilhermina Suggia

EMOS Escola de Música Óscar da Silva

EMP Escola de Música de Perosinho

EMPV Escola de Música da Póvoa de Varzim

EPAPJ Escola Profissional de Artes Performativas da JOBRA

ESMAE Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

FCdM Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música 

FUSA Academia FUSA

MDO Músicos D'Ouro

OFB Orquestra Filarmonia das Beiras

OL Orfeão de Leiria

ON Orquestra do Norte

SAMP

(...)