top of page

13º Encontro de Violas d'arco Lisboa 2025


24 anos de Encontros de Violas d'arco

Escola de Música Nossa Senhora do Cabo

Linda-a-velha, Oeiras


15 e 16 de março 2025

Cartaz 13º Lisboa.png

 13º Encontro de Violas d'arco 2025 -  15/03/2025

 13º Encontro de Violas d'arco 2025 - 16/03/2025

​ENCONTRO DE VIOLAS LISBOA'25

E se…?

A questão que já tinha surgido várias vezes, foi novamente verbalizada. E se fizéssemos um Encontro em Lisboa no próximo ano? A oportunidade parecia perfeita. Com Avri Levitan e Povillas Syrrist-Gelgota de passagem por Portugal e a previsão da organização de uma Masterclass com Jano Lisboa em março de 2025, o cenário começava a ganhar forma. O desafio foi lançado à Bárbara Pires que, sem hesitar, aceitou o repto com entusiasmo.

E assim começou a aventura do 13.º Encontro. Claro que, sendo o número que é, a Lei de Murphy não quis ficar de fora… Deram-se muitos passos para a frente e alguns mais para trás. Mas, no fim, tudo aconteceu — com música, partilha e aquela energia única que só os Encontros da ESTA sabem criar. E meia hora depois do Encontro ter terminado, já nos perguntávamos onde seria o próximo!

 

Para quem foi do Norte, o dia começou ainda de noite. Às 05h00 um autocarro já aguardava junto ao Conservatório do Bomfim, pronto para iniciar a viagem com um grupo de alunos, professores e pais. Pouco depois das 06h00, faziam uma paragem no Dragão para recolher mais um grupo de participantes, sonolentos mas cheios de entusiasmo. Os mais dorminhocos optaram por se deslocarem de carro. Carregado de violetistas, amigos da Viola, Violas, material de campismo e boa disposição, o autocarro rumou à Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo em Linda-A-Velha e chegamos lá num abrir e fechar de olhos! 

 

Check-in feito, descemos ao Salão Paroquial que rapidamente se encheu até ao último lugar para assistir ao Concerto de Abertura realizado no âmbito do Projecto Ihmesi. O ambiente era de entusiasmo e expectativa, e o concerto deu início ao Encontro com a inspiração e a energia que o caracterizam.

De seguida metemos as mãos à obra e começamos a trabalhar. O Átrio da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo transformou-se num animado ponto de encontro, acolhendo os diversos expositores que marcaram presença:

. Rui Costa Luthier

. Nuno Mendes - Instrumentos e Material

. Rita Sá - Sacos para Instrumentos Musicais e acessórios

Enquanto os violetistas se organizaram pelas salas para os ensaios de naipe, os acompanhantes puderam assistir a uma palestra do Avri Levitan sobre “The Art of Practicing”. Nesta sessão, o músico destacou a importância do acompanhamento familiar no processo de ensino-aprendizagem, sublinhando como o apoio, a escuta e o envolvimento dos pais podem contribuir para o sucesso e o equilíbrio do percurso musical dos alunos.

 

Num instante, chegou a hora de almoçar. A escola encheu-se de aromas e risos, com piqueniques improvisados nos vários espaços interiores e exteriores, aproveitando o bom tempo que convidava à partilha e à descontração. Entre iguarias caseiras, piadas e histórias, criaram-se novos laços e reforçaram-se amizades antigas - aquele tipo de convívio simples e genuíno que faz parte da essência de cada Encontro.

 

Ao início da tarde voltamos ao trabalho! O ambiente encheu-se novamente de concentração e entusiasmo, com várias atividades a decorrer em simultâneo.

O Avri Levitan ofereceu uma masterclass inspiradora sob o tema "Coordenação - Elemento fundamental para uma execução expressiva sem esforço” e Thibaut Dumas apresentou uma palestra prática sobre "Cuidados a ter com o Instrumento”, abordando aspetos essenciais da manutenção e longevidade dos mesmos. 

Enquanto isso, no palco principal, a Orquestra de Violas fazia o ensaio geral sob a direcção do Maestro Carlos Silva, afinando os últimos detalhes para o concerto final.

 

E chegamos ao momento mais aguardado por todos! Enquanto se afinavam as Violas uma a uma, o Salão ia-se enchendo com o público. E ficou mesmo cheiinho ☺️

Assim que os artistas entraram em palco, aconteceu magia. Sob a direção segura e inspiradora do Maestro, a Orquestra de Violas brilhou, demonstrando todo o trabalho, dedicação e alegria que marcaram o Encontro. Como verdadeiros profissionais, encantaram todos os presentes e fizeram jus ao nosso mote: Viola Power! 💪🎻

Mas o dia ainda não tinha terminado. Enquanto uma pequena equipa de voluntários arrumava todo o Salão, estava a começar o concerto da Nehir Akansu que, com o conceito “IMPROVIOLA" abordou linguagens e sonoridades diferenciadas das tradicionais. Um final perfeito para um dia repleto de música, partilha e inspiração — e que nos deixou, mais uma vez, com vontade de repetir tudo!

 

E ainda pudemos testemunhar a generosidade de todos com as contribuições “Viola Solidária” que este ano reverteram para a Paróquia de Linda-A-Velha. Muito obrigada a todos os que puderam contribuir e fazer a diferença com este gesto de partilha!

 

Com a pouca energia que ainda nos restava, chegamos à altura para jantar, tratar das questões logísticas para o dia seguinte e organizar o acampamento para a noite 😉 Entre colchões, sacos-cama e muitas gargalhadas, instalámo-nos para descansar — e podemos confirmar que, depois de todos lavarem os dentes, adormeceram num instante! 😇

 

Após uma noite que parece ter passado a correr, foi necessário retemperar as energias com um bom pequeno-almoço! E ainda bem que o fizemos — porque as energias iam ser bem necessárias para enfrentar o dia que tínhamos pela frente.

A equipa da organização preparou inúmeros desafios e atividades, cuidadosamente distribuídos ao longo do dia, pensados para estimular a criatividade, o trabalho em equipa e, claro, a boa disposição:

. Masterclasses - Barbara Friedhoff abordou "Técnicas e Estudos de Kreutzer”, Nehir Akansu trabalhou sobre “Jazz” e Povilas Syrrist-Gelgota explorou "Violetista Cantor - Troubadour”

. Palestras - Nuno Mendes falou sobre "O estudo em casa”, David Lloyd que nos apresentou “A Viola d'arco em Tango”

. Peddy Paper

. Quiz

. Caça ao Tesouro

. Concertos - Povilas Syrrist-Gelgota deliciou-nos com "Singing Violist - Music from Norway”, Concertos Partilhas em que tivemos o privilégio de ouvir vários dos participantes no Encontro num ambiente muito informal

 

E assim, a aventura aproximava-se do final. Depois de dois dias cheios de música, partilha e boa disposição, chegou o momento de agradecer a todos os que tornaram este Encontro possível. 

Um enorme obrigada à Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo por ter acolhido este desafio com tanto entusiasmo e por nos ter permitido usufruir do vosso espaço de forma tão generosa. 

A professora Ana Paula Rodrigues foi incansável no acompanhamento que nos proporcionou e na confiança que depositou em nós. 

Um muito obrigada também aos professores da Escola que fizeram questão de estar connosco. Mesmo não sendo violetistas, participaram com alegria e espírito de equipa — e, por unanimidade, receberam a condecoração simbólica de “Amigos da Viola”! ❤️

 

Enquanto os colegas da zona sul ainda ficaram a usufruir do espaço das mostras expositoras, o grupo do Norte tinha o autocarro à espera para a viagem de regresso. E sim, é verdade. Apesar do cansaço, uma das perguntas que mais se fez foi “Onde vai ser o próximo?”. Da parte da APVdA, já estamos a trabalhar nele 😊

 

Pela APVdA,

Emília Alves

02 de setembro de 2025

bottom of page