11º Encontro de Violas d'arco Braga 2022

20 (+ 1) anos de Encontros de Violas

Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
BRAGA  - Município de Braga

Encontro de Violas APVdA a 12 de Junho 2022
Actividades  complementares a 11 de Junho.

Cartaz corrigido.jpeg
O plano detalhado das actividades
encontra-se pronto,
consulta-o na pagina das inscrições.

Inscreve-te!
As inscrições terminam a 30 de Maio 2022
Para terminarem as inscrições.
Ir para Plano de Actividades e
Inscrição

MENSAGEM da DIRECÇÃO DA APVdA

 

Caros violetistas e amigos da viola,

Aproximam-se dias grandes para a viola!

Depois de ultrapassadas as dificuldades impostas pelo período da pandemia, estamos finalmente em condições de anunciar a realização do próximo Encontro de Violas.
O 11º Encontro de Violas da APVdA será em Braga a 12 de Junho de 2022!
Tendo em conta que foi em Braga no ano de 2001 que se realizou o Primeiro Encontro de Violas, durante o 10º Encontro de Violas em 2019, os violetistas de Braga assumiram o desejo de centralizar na sua cidade a comemoração dos 20 anos de Encontros de Violas.


Parte desta efeméride foi assinalada com um concerto realizado a 1 de Dezembro de 2021, contudo a conjuntura pandémica impediu-nos de alargar as comemorações ao formato habitual que mobiliza a participação de centenas de violetistas de todas as idades provenientes de todo o país.

Deste modo, o 11º Encontro de Violas d'Arco Braga 2022 terá como instituições de acolhimento: o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, o Conservatório Bomfim e a Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da  Universidade do Minho e respectivos docentes de viola, e será organizado com o apoio do Município de Braga.

Contaremos também com a colaboração fundamental e o empenho de muitos professores de viola d’arco de várias escolas bem como de outros apaixonados pelo instrumento, coordenados pela Direcção da APVdA e pelos violetistas docentes do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, responsáveis por dinamizar as actividades.

Pretendemos que todas as actividades sejam apelativas tanto para os jovens violetistas como para os ouvintes e encaramos cada Encontro de Violas com um espírito de partilha artística, pedagógica, social e cultural.

As actividades terão início no dia 11 de junho (o programa ficará disponível no nosso site muito em breve - https://www.apvda.com) mas, como é habitual, será no dia 12 de junho que se convidam todos os violetistas a participar nos workshops de preparação para o concerto da Orquestra de Violas do 11º Encontro de Violas e comemorar de modo especial os 21 anos de Encontros de Violas.

Cada uma das peças a executar na orquestra de violas tem várias vozes com níveis de dificuldade diferentes permitindo, deste modo, a participação dos violetistas mais jovens (que deverão solicitar apoio ao seu professor para que os auxilie na escolha da voz - parte de viola - que melhor se adeque ao seu nível). Será também fundamental que, na medida do possível, cada professor de viola apoie os seus alunos na preparação das obras e os ensaie entre si.

No dia do Encontro serão realizados ensaios de naipe e um ensaio geral com todos antes da apresentação final. Durante o período de ensaios, convidamos os encarregados de educação e acompanhantes a participar activamente nas actividades que lhes estão destinadas.

Consulta o programa de actividades e inscreve-te entre os dias 15 e 30 de Maio em www.apvda.com.

A Viola conta contigo!

Pela Direção da APVdA e os violetistas do CMCGB

As Inscrições abrem a 10 de Maio 2022
Para abrirem as inscrições.